top of page

Obras

SANTOS DE CASA, 2025

A série é fruto de um pequeno diário de registro fotográfico das fachadas de “casas de vó” que ainda preservam, total ou parcialmente, sua arquitetura original. Em suas caminhadas rotineiras, La Minna percorreu ruas de Realengo, Padre Miguel e Bangu, bairros da periferia do Rio de Janeiro, capturando em seu celular antigas casas, interessada especialmente nas imagens de santos no topo das casas, bem como nos azulejos de fachada.

“Santos de Casa” é uma pequena seleção transportada para as telas de alguns desses azulejos registrados pela artista. Cada obra é composta por um conjunto de diferentes padrões iconográficos em diagonal, nos quais formam uma espécie de mosaico. Muito além de uma "alegoria”, na cultura suburbana, essas fachadas indicam quem protege aquela casa. La Minna sugere o improviso e a "gambiarra” ao referenciar a notável mistura de diversas padronagens de desenhos.

CHÃO SUBURBANO, 2024/2025

Obras que dialogam com o piso de caquinhos popularizado pela "Cerâmica São Caetano" e a cultura suburbana.

“(…) Havia uma fábrica, a Cerâmica São Caetano, que produzia pisos de cerâmica basicamente de três cores: vermelha, amarela e preta. “Os operários pediam para levar para casa as peças quebradas, que seriam descartadas”, conta Lilian Crepaldi, jornalista e historiadora pela Universidade de São Paulo (…)”.

A origem dos pisos de caquinhos de cerâmica de São Paulo, de Mariani Campos. Veja SP.

É O CACIQUE DE RAMOS, 2025

“Sim é o Cacique de Ramos
Planta onde em todos os ramos

Cantam passarinhos nas manhãs”

Trecho da música "Doce Refúgio", do Fundo de Quintal.

Pequena série de 3 obras sobre o Bloco carioca "Cacique de Ramos".

“(…) fundada em 20 de janeiro de 1961 e em permanente atuação desde então. Está organizado como uma entidade recreativa e desde sua fundação participa do carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro como um bloco de embalo. Nessas seis décadas de existência, a agremiação alcançou notório reconhecimento popular na folia carnavalesca da cidade. O bloco se tornou um fenômeno de multidão, sendo referência com seus desfiles vibrantes e um repertório de sambas especialmente constituído para os seus cortejos.”

Sobre o Cacique de Ramos. Centro de Memória do Cacique de Ramos: Cacique de Ramos.

OUTROS TRABALHOS

OBRAS
bottom of page